sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Os Percurssores da Administração

As primeiras empresas tinham estruturas simples e eram organizadas de forma rudimentar. Não havia, por parte dos empresários e dos profissionais, interesse em desenvolver novos métodos e processos de organização. Somente a partir de 1900 começaram a surgir os primeiros estudos nesse sentido. Entre os percursores da administração científica das empresas, em suas diversas áreas, mencionaremos apenas aqueles que mais contribuíram para o seu desenvolvimento.
HENRI FAYOL (1841-1925) Engenheiro e administrador francês, Henri Fayol atuou também como diretor de minas e diretor-geral de empresa. Em 1916, publicou o livro Administração Industrial e Geral que enfatizava a administração como o processo que garantia o desenvolvimento ordenado das atividades empresariais. Fayol também preocupou-se com aspectos da produção e fez uma abordagem mais ampla que a de Taylor. O Fayolismo Para Fayol, "governar à conduzir a empresa até a meta proposta, procurando obter o maior rendimento possível de todos os recursos de que dispõe, e garantir o desenvolvimento das seis funções essenciais".
FREDERICK WINSLOW TAYLOR (1856-1915) Engenheiro norte-americano, desenvolveu novos processos de fabricação de aço e aperfeiçoou sistemas como o da cronometragem, para medir a tempo de execução de um trabalho. Foi aprendiz, operário mecânico e engenheiro-chefe. Em 1911, com base em sua experiência profissional, publicou o livro Princípios de Aministração Científica, que enfatizava a necessidade de aumentar a produtividade. O Taylorismo Dando grande importância à administração da produção, Taylor preocupou-se com a supervisão e a eficiência dos empresários. A melhoria da produtividade do trabalhador, segundo esse autor, permite a evolução dos salários.
HENRY FORD (1863-1947) Industrial norte-americano, criou em sua empresa as linhas de montagem, desenvolvendo a produção em série de automóveis. O princípio básico definido por Ford é o do ritmo. Segundo ele, deve-se abreviar o tempo de realização de um trabalho, através da simplificação das operações e do melhor aproveitamento das máquinas, criando, assim, um ritmo de produção contínuo e satisfatório. O Fordismo Esse sistema constituiu um marco no desenvolvimento da organização do trabalho. Sobretudo, porque seu criador encarou a questão pelo prisma social. Uma das características do fordismo consiste na produção em série ou em cadeia, através de um trabalho ritmado, numa linha de montagem. Essa idéia teve origem nas esteiras de transporte dos matadouros de Chicago. Na manipulação da carne, cada açougueiro cortava uma parte do boi e empurrava o animal para outro colega, que cortava outro pedaço, e assim por diante. Em suas fábricas de automóveis, Ford inverteu o processo de montagem: em vez de o operário se locomover à procura da peça, a peça chegava ao operário. Como Taylor, Ford procurou diminuir o preço do custo dos produtos: pela intensificação da produção, pela redução do volume de matéria-prima e pelo aumento da capacidade de trabalho dos operários.

5 comentários:

  1. Como os pilares da administração são formados por Engenheiros e cada dia mais, nos cursos de engenharia, tem-se materias voltadas para relações humanas e não somente números.
    A administração esta, atualmente, mais voltada para os engenheiros do que administradores.
    Forte abraço,
    Eduardo - Curitiba

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ver em que curso de Engenharia na grade curricular constam materias como as de RH, Marketing, Planejamento Estrategico, Finanças, etc. Fala Sério?

    Cada macaco no seu galho!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do artigo. Tenho um primo que é contador e ele vive dizendo que como contador pode ser um administrador e que qualquer um pode ser ! No caso para toda regra existe exceções...Se qualquer pessoa pudesse fazer, para que existiria a necessidade de estudar mais de quatro anos ??? Administrar é buscar resultados através de pessoas, está atendo em tudo na organização, saber lidar com pessoas com diferentes personalidades e mesmo assim conseguir atingir metas e objetivos.
    A função do administrador é muito importante e deve ser respeitada como as demais.
    Qualquer profissional pode tentar ser um admistrador e até fazer alguma coisa, agora conseguir resultados e até transformar a situação da empresa ou conseguir realmente resolver problemas, aí já não acredito muito !

    ResponderExcluir
  4. Em cursos de engenharia, a admistração é aplicada à área em questão. Com certeza um formando de engenharia não saberá administrar uma empresa qualquer bem como um administrador de empresas. Mas, nas áreas da engenharia como a eletrônica, por exemplo, de nada adianta um administrador sem os conhecimentos específicos da área. Para isso estudantes da engenharia devem ter noções sobre administração.

    ResponderExcluir
  5. se todos podem ser administradores por que entao temos apenas taylo e fayol revolucionando a sua epoca...

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui. Obrigado pela visita.