domingo, 21 de junho de 2009

Satisfação e Motivação no Trabalho

Cada vez mais ter empregados satisfeitos e motivados dentro das empresas tornou-se algo essencial para qualquer organização, pois é através dos mesmos que as empresas buscarão alcançar seus objetivos perante a rivalidade do mundo dos negócios. Estar preparada para isso é essencial para qualquer empresa, que pense em sobreviver dentro de um mercado que a cada ano que se passa se torna mais concorrido. Ter empregados trabalhando com alegria, dedicação, comprometimento e orgulho dentro da empresa é saber que se têm pessoas satisfeitas, motivadas e dispostas a dar o melhor de si em prol da empresa. A globalização exige modificações nos ambientes internos e externos acerca das organizações. Externos, por causa da concorrência, das exigências de qualidade e serviços, que pedem respostas rápidas da organização. Internos, por que os recursos humanos são fatores de grande importância para atender as exigências do mercado. Assim sendo, ter pessoas qualificadas, satisfeitas e motivadas com seu trabalho torna-se algo fundamental para qualquer empresa. Para termos pessoas motivadas e satisfeitas, dentro das organizações dependemos de vários fatores como um salário adequado, benefícios, planos de incentivos, etc. Justifica-se dizer que o poder da motivação pode gerar grandes resultados no desempenho das atividades dos empregados. A resposta para o problema da motivação, em qualquer que seja a empresa, será primeiramente identificar e buscar ferramentas capazes de promover a satisfação e motivação no trabalho e, conseqüentemente, obter melhores resultados para a empresa. Minicucci (2003, p. 228) define que a motivação humana tem várias faces e é preciso observá-las com atenção. É importante conhecer elementos de valor dos empregados com a finalidade de elaborar programas de pessoal voltados para os empregados. Saber ao que as pessoas atribuem maior valor dentro de seu ambiente de trabalho para que lhes venha a proporcionar maior motivação no sentido positivo, é de grande importância, pois, em cima disso a empresa pode achar melhores formas de recompensar seus empregados, assim deixando-os mais satisfeitos e motivados. É óbvio que as pessoas têm naturezas diferentes e, assim, o que pode ser bom para uma pessoa, pode não ser bom para outra, já que as necessidades variam de acordo com o sujeito, o que proporciona comportamentos diferentes. Para Bergamini (1998, p. 12), pacotes de incentivos adequados às expectativas e necessidades dos grupos de empregados dentro da empresa podem ser boas opções na busca de motivar positivamente os empregados no desempenhar de suas funções, porém, é preciso se tomar alguns cuidados como o de definir claramente os critérios e a atribuição dos prêmios. Isso é importante, pois pode evitar que uma ação que tinha como função motivar o empregado positivamente acabe tendo reação contraria ao esperado, já que as pessoas podem vir a se sentirem injustiçadas. É importante colocar que uma vez prometido o prêmio, este não poderá ser retirado, o que se pressupõe uma sensação de estar sendo punido. Encerro esse artigo com uma citação de Moacir Moura que é Palestrante e Consultor em Varejo: As pessoas estão para serem inspiradas e reconhecidas, não gerenciadas. Gestão se faz de estoque, conta bancária e coisas. *André Nogueira é Administrador pela UNIME – andrelmnogueira@gmail.com

Um comentário:

  1. Prezado André,

    Parabéns pela matéria, fico feliz por ver essa força jovem na PROSPECÇÃO da valoração profissional e da Importância do Administrador.
    PARABÉNS.

    Rogério Magno.

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