segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Guia de Profissão 2013: Administração de Empresas


O curso de administração, o mais procurado pelos jovens segundo o último censo, tem como foco o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma empresa e/ou organização. Dessa maneira, o administrador é o responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do cotidiano da empresa.
De forma geral, os dois primeiros anos do curso de administração são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro ano começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas.
O estudante cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas instituições exigem um trabalho de conclusão de curso (TCC), além do estágio supervisionado.
E quando pensamos em qual setor da economia esse profissional tem maiores possibilidades, pela própria natureza do curso, é evidente que a resposta é TODOS. Isso porque o resultado de qualquer empresa é altamente ligado às decisões do seu setor administrativo.

Média Salarial inicial
Segundo o Conselho Federal de Administração, o salário médio inicial é de  R$ 2.000,00 (dois mil reais).

Onde estão os melhores cursos?
De acordo com o Guia dos Estudantes 2014, estes são os 25 melhores cursos de Administração do Brasil.
* lista organizada por estado e ordem alfabética

Entrevista
Para saber mais sobre as oportunidades desse profissional, convidamos para uma entrevista o administrador Thiago Andrietta, graduado pela Faculdade Prudente de Moraes no de 2005. Atualmente Thiago é Coordenador de gestão de riscos no grupo Brasil Kirin (antiga Schinchariol).
1- Porque escolheu o curso de Administração?
Pela versatilidade. Quando decidi ingressar em um faculdade, não estava certo do que eu realmente queria fazer. O curso de administração forma profissionais que podem atuar em diversas áreas de qualquer tipo de empresa, setor público ou até mesmo organizações sem fins lucrativos.
2 – O que achou do curso? Cite as principais dificuldades encontradas ao longo do mesmo.
O curso para mim foi muito bom, proporcionou uma visão ampla do mercado em geral e da dinâmica do setor privado, para o qual o meu curso era mais focado. Minhas principais dificuldades foram matérias com as quais eu não tinha uma prática na minha rotina de trabalho, como por exemplo contabilidade. Logo que me formei, passei por uma mudança de emprego e esse conhecimento foi necessário. Tive que aprender para poder me adaptar à nova situação.
3 – Como é exercer sua profissão? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
Hoje meu trabalho não está relacionado à uma disciplina específica da faculdade, trabalho com Gestão de Riscos Corporativos. Apesar disso, o curso me deu base para exercer a minha atual função, até hoje ainda uso alguns conceitos que aprendi na faculdade. A visão que o curso me proporcionou me permite fazer análises mais elaboradas do cenário econômico atual, para saber quais fatores do mercado podem impactar o negócio da empresa para a qual trabalho. Permite-me também entender com mais clareza os nossos processos internos e como eles se relacionam.
4- No atual cenário econômico brasileiro, qual a sua opinião em relação ao mercado de trabalho e as oportunidades para os profissionais de administração?
O mercado para esse tipo de profissional é amplo e não se deve encontrar dificuldades para uma primeira colocação. É importante ressaltar que os salários iniciais nem sempre são atrativos e um idioma adicional é muito importante para complementar o curriculum.
5 – Quais as principais características que você acredita serem necessárias para quem escolher ser profissional de administração?
Ser versátil (assim como o curso) e ter interesse pelo mercado de forma geral. Ser comunicativo ajuda também.
6- Gostaríamos que desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão. Fique a vontade!
Aqui onde trabalho há formandos de administração em diversos departamentos, como compras, comercial, contabilidade, fiscal, comércio exterior, marketing dentre outros. Reforço mais uma vez que o curso é muito versátil, então, se houver interesse em uma ou mais das áreas descritas, administração é uma boa opção.
Fonte: Portal infoEnem! 

3 comentários:


  1. Muy bueno tu blog y estoy siguiendo su cargo por un largo tiempo!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo blog , com informações excelentes!!!!
    http://www.ibeinglesincompany.com.br/cursos-preparatorios/matematica-gmat/index.php

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui. Obrigado pela visita.