segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sistema CFA/CRAs lança Certificação Profissional


Brasília, 5 de novembro de 2013 – A competitividade no mercado de trabalho está tão acirrada que ter um diploma de graduação ou pós-graduação já não é mais suficiente para se destacar dos demais. Para ter um diferencial na carreira, os profissionais precisam ir além. É por isso que vem ganhando força nos últimos anos as chamadas Certificações Profissionais. Embora em algumas áreas este tipo de qualificação tenha iniciado na década de 1970 em nível mundial, é agora que ela cresce em ritmo mais acelerado, principalmente no Brasil. Pensando nisso, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) lança o Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs.
Há anos que o Sistema CFA/CRAs vem estudando a possibilidade de oferecer a Certificação para os profissionais registrados nos CRAs. O presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello conta que, na pesquisa Perfil do Administrador realizada pela autarquia, o Sistema recebeu inúmeros pedidos para a criação de um exame de proficiência voltado para os profissionais de Administração. “Somos a favor da avaliação, mas nossa intenção era oferecer um exame diferenciado”, explica.
A proposta da iniciativa é contribuir para o fortalecimento da imagem e credibilidade da profissão perante a sociedade. Com o paradigma da Certificação, o Sistema CFA/CRAs quer apresentar para a sociedade e as organizações públicas ou privadas, profissionais que sejam referência na ciência e arte de administrar, iniciando-se pela área de Recursos Humanos. Para as empresas, essa será uma oportunidade de escolher profissionais que estejam certificados e com a confiança de que o administrador foi testado e aprovado a partir de normas e padrões de excelência, com enfoque nas suas competências e conhecimentos.
Além disso, o profissional de Administração passa a fazer parte do seleto grupo de profissionais qualificados e certificados. Essa certificação alavancará as perspectivas profissionais para o desenvolvimento da carreira, pois ela será um atestado de competência, habilidades e padrões de conduta para desempenhar suas funções.
Etapas – Os trabalhos relativos ao Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs serão conduzidos operacionalmente pelo Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social (ICSS).
 A Certificação será opcional e, na primeira etapa do projeto, a avaliação será realizada por uma área da Administração, a de Recursos Humanos - RH. Nessa primeira fase, poderão solicitar a Certificação os Administradores e Tecnólogos com Registro Profissional e cinco anos de experiência na área de RH. “A adesão voluntária significa relevante evidência do grau de profissionalismo do mercado e contribuirá acentuadamente para o fortalecimento da imagem e credibilidade da profissão perante a sociedade em geral”, ressalta o presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), Adm. Walter Sigollo.
As outras áreas da Administração serão certificadas futuramente, como adianta Sebastião Mello. “Nossa intenção é expandir o projeto para os demais profissionais e, assim, beneficiar todos os Administradores e Tecnólogos registrados nos CRAs”, explica.
Inscrições - O interessado em obter a certificação deverá acessar o site http://certificacao.cfa.org.br e realizar sua pré-inscrição, observando os requisitos estabelecidos no Edital e no Regulamento da Certificação. Entretanto, o Programa também oferecerá no primeiro semestre de 2014, a opção pela Certificação por Prova – Módulo RH, cujos preparativos estão a todo vapor.
Educação continuada - A Certificação terá validade nacional e será de três anos. “Esta condição proporcionará um processo contínuo, caracterizando ciclos evolutivos da capacitação profissional, em consonância com a premissa anterior de educação continuada”, garante o presidente do CFA, Sebastião Mello.
De acordo com Walter Sigollo, a Certificação pode ser o requisito adicional ao currículo decisivo num processo de seleção, por exemplo. “Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, uma certificação certamente é um relevante adicional para o currículo de uma pessoa. O mercado exige respostas rápidas aos problemas cada vez mais complexos. Preparação é determinante para os profissionais de hoje, e o aprendizado vai além do curso técnico ou da Universidade”, afirma.
Para obter a Certificação é preciso acessar o site http://certificacao.cfa.org.br  Dúvidas poderão ser esclarecidas no próprio site, no “Perguntas Frequentes” ou enviando um email para certificacao@cfa.org.br.

 
FONTE: CFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui. Obrigado pela visita.